quinta-feira, 25 de junho de 2009

Técnicas de Secretariado

Técnicas de Secretariado

A profissão de secretária está crescendo em importância no mercado de trabalho e oferece grandes oportunidades e excelente remuneração. O PEA Cursos Profissionalizantes desenvolveu este curso com o objetivo de fornecer conhecimentos e técnicas para quem deseja exercer a profissão.

Público-Alvo:
Quem desejar aprender esta profissão administrativa e altamente solicitada pelo mercado de trabalho.
Secretárias que já atuem nesta profissão porém que desejam aperfeiçoamento de modo a aspirar promoções em suas empresas.
Recepcionistas e atendentes que desejam aprender as técnicas de secretariado

Pré-Requisitos:
É recomendável que o(a) aluno(a) esteja cursando o ensino médio ou equivalente. Este curso é um curso livre e como tal não possibilita registro no DRT.

Metodologia:
As lições são de fácil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vários exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades.

Material do Curso:
Seis apostilas divididas em 10 Unidades com um total de 228 páginas no formato 14,8 cm x 21 cm com lições de fácil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vários exemplos para facilitar seu aprendizado.

Resumo do programa:
UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
O que é uma secretária?; Requisitos profissionais; A função da secretária; Atribuições e responsabilidades da secretária;Características pessoais de uma boa secretária; Recomendações para uma secretária; O que é uma empresa?; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas; O que é pessoa física e pessoa jurídica; Classificação das empresas; Relações humanas na empresa; Qual o objetivo das relações humanas?; O que é uma equipe?; Dez mandamentos do participante de uma equipe; O que é um organograma; Cuidados na elaboração de um organograma; O que é um fluxograma?; Para que serve um fluxograma?; Como construir um fluxograma?; Símbolos de um fluxograma; O que é um cronograma?; Para que serve um cronograma?; Como é construído um cronograma?;

UNIDADE 2 - EQUIPAMENTOS DE UM ESCRITÓRIO
Telefone; Xerox; Telex; O que é o fax; Como funciona; Máquinas de calcular; Tipos de máquinas de escrever; O que é um microcomputador; Componentes de um microcomputador

UNIDADE 3 - DOCUMENTOS COMERCIAIS
O cheque; Tipos de cheques; Cheque ao portador; Cheque nominal; Cheque cruzado; Cheque visado; Cheque especial; Cheque comprado; Cheque administrativo; Como preencher corretamente um cheque; Depósito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissória; Recibo; Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Duplicata; Borderô; Como emitir um borderô; Como preencher o darf.

UNIDADE 4 - O ARQUIVO E AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO
O que é um arquivo?; O que é arquivar; Porque arquivar?; Qual a importância do arquivo?; Para que serve um arquivo?;Classificação de arquivo segundo a localização; Classificação de arquivos quanto ao prazo de arquivamento; Qualidades de um bom arquivo; Conservação de arquivos; Recomendações úteis sobre arquivamento; Sistemas físicos de arquivamento;Sistema vertical; Sistema horizontal; Sistema rotativo; Classificação alfabética; Regras de classificação alfabética para nomes de pessoas; Regras de classificação alfabética para nomes de empresas; Métodos de arquivamento; Microfilmagem.

UNIDADE 5 - PORTUGUÊS PRÁTICO
O que é abreviar?; Tipos de abreviações; Recomendações para abreviação; Abreviação de estados, territórios e distrito federal; Abreviações de endereço; Abreviações de profissão; Abreviações de tratamento; Abreviações de meses; Outras abreviaturas; Emprego dos pronomes de tratamento e concordância; Divisão silábica.

UNIDADE 6 – CORRESPONDÊNCIAS
Quais os elementos básicos da comunicação?; Quais os obstáculos à comunicação?; Quais os cuidados que o emissor deve ter?; Quais as formas de comunicação?; Classificações da correspondência; Tipos de correspondências; MemorandoCarta; Circular; Requerimento; Declaração; Ofício; Procuração; Atestado; Telex; Relatório; Aviso; Edital; Certidão; Instrução; Telegrama; Ata.

UNIDADE 7 - SERVIÇO POSTAL
Os envelopes; Introdução às recomendações da ECT; Tipos de serviços postais; Registrada; Aviso de Recebimento (A.R.); Malotes diretos; Expressa; Entrega rápida; Seed; Serca; Franqueamento mecanizado; Telegrama; Limites de dimensões e pesos.

UNIDADE 8 – CONTABILIDADE
Principais atividades; O que é o patrimônio?; O que são os bens da empresa?; O que são os direitos da empresa?; O que são as obrigações?; O que é o lucro?; O que é receita?; O que é custo?; O que é a escrituração?; O que são as demonstrações contábeis?; O que é o ativo?; O que é o passivo?; O que é uma conta?; Quais os elementos essenciais de uma conta?; Caixa; Livros de escrituração; Diário; Razão; Porque necessitamos do razão?; O que é um balancete de verificação?; Livro caixa; Contas correntes; Lançamentos contábeis; Método das partidas dobradas.

UNIDADE 9 – ROTINAS DA SEÇÃO DE CORRESPONDÊNCIA E ARQUIVO
Rotina da seção de correspondência e arquivo; Serviço de arquivo; Exemplo de entrada de correspondência.

UNIDADE 10 - ATIVIDADES DE UMA SECRETÁRIA
Organizar o local de trabalho; Estabelecer um plano de trabalho e obter aprovação; Preparar e atualizar a agenda de compromissos; Organizar e manter o sistema "follow-up"; O que é o sistema de follow-up?; Elaborar cartas, memorandos, relatórios etc para o chefe; Preparar viagens; Recomendações para a secretária durante a ausência do chefe; Recomendações para preparar viagem inesperadas; Preparar reuniões; Recebimento de cheques e dinheiro; Controle do fundo fixo de caixa ou caixa pequena; Pagamento de contas e faturas; Recepcionar, planejar e controlar visitas Recomendações para planejar e controlar visitas; Recomendações para preparativos antes de uma visita; Controle de estoque - material de consumo de escritório; Recomendações para a organização física do estoque; Supervisão de funcionários; Atender telefone; Regras básicas ao telefone; Código telefônico para soletrar; Recepção e expedição de correspondência; Registro da correspondência expedida.
Chegou o momento de mudar sua vida. Decida-se agora. Não perca tempo. A decisão sobre seu futuro depende exclusivamente de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário