quinta-feira, 25 de junho de 2009

Assistente Administrativo

Assistente Administrativo

Hoje existe uma grande procura de profissionais para o cargo de auxiliar de escritório (algumas empresas denominam este cargo como auxiliar administrativo ou escriturário). Esta afirmação pode ser comprovada nos anúncios de emprego nos jornais.

Público-Alvo:
Quem deseja iniciar em uma carreira com grande procura de profissionais e onde poderá atingir cargos de chefe de seção, assistente administrativo etc. e atuar em escritórios de vários tipos de empresas (indústria, escritórios, comércio, bancos, lojas etc).
Aqueles que desejam ampliar seus conhecimentos de modo a aspirar promoções em sua empresa.

Pré-Requisitos:
O único pré-requisito é que possua o ensino fundamental ou equivalente.

Metodologia:
As lições são de fácil aprendizado, cuidadosamente explicadas, com vários exemplos para facilitar seu aprendizado. No fim de cada unidade existem testes para avaliar seu aproveitamento e auxiliar em suas dificuldades.

Material do Curso:
Treze apostilas divididas em 15 Unidades com um total de 376 páginas no formato 14,8 cm x 21 cm que explicam a matéria passo a passo, do simples ao complexo, para facilitar seu aprendizado.

Resumo do programa:

UNIDADE 1 ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
Auxiliar de escritório - qualidades e responsabilidades; O que faz um auxiliar de escritório?; Quais as qualidades de um bom auxiliar de escritório?; Para que serve o escritório?; O que é uma empresa?; Elementos de uma empresa; Categorias de empresas; O que é pessoa física e pessoa jurídica; Classificação em função do porte; Classificação em função da nacionalidade e de propriedade das empresas; Classificação por ramo de atividade; Qual o objetivo das relações humanas?;
O que é uma equipe?; Dez mandamentos do participante de uma equipe; O que é um organograma; Cuidados na elaboração de um organograma; O que é um fluxograma?; Para que serve um fluxograma?; Como construir um fluxograma?; Símbolos de um fluxograma; Exemplo de um formulário de fluxograma; O que é um cronograma?; Para que serve um cronograma?; Como é construído um cronograma?; Cronograma de lançamento de um produto.
UNIDADE 2 - EQUIPAMENTOS DE UM ESCRITÓRIO
Telefone; Regras básicas ao telefone; Código telefônico para soletrar; Xerox; Telex; O que é o fax; Como funciona
Máquinas de calcular; Máquina de escrever; Tipos de máquinas de escrever; O que é um microcomputador; Componentes de um microcomputador.

UNIDADE 3 - DOCUMENTOS COMERCIAIS
Tipos de cheques; Como preencher corretamente um cheque; Perda, extravio ou furto; Falta de fundos; Depósito em cheque; Ordem de pagamento; Nota promissória; Como preencher corretamente uma nota promissória; Recibo
Nota fiscal; Tipos de nf's; Fatura; Rotina administrativa da fatura / duplicata; Modelos de duplicatas; Como emitir um borderô ; Como preencher o darf.

UNIDADE 4 - O ARQUIVO E AS TÉCNICAS DE ARQUIVAMENTO
O que é um arquivo; O que é arquivar; Porque arquivar?; Qual a importância do arquivo?; Para que serve um arquivo?; Classificação de arquivo segundo a localização; Classificação de arquivos quanto ao prazo de arquivamento; Qualidades de um bom arquivo; Conservação de arquivos; Recomendações úteis sobre arquivamento; Sistemas físicos de arquivamento Sistema vertical; ; Vantagens e Desvantagens do Sistema Vertical; Sistema horizontal; Sistema rotativo; Classificação alfabética; Regras de classificação alfabética para Nomes de Pessoas; Regras de Classificação alfabética para nomes de empresas; Métodos de arquivamento; 1-Método de arquivamento por nome; 2-Método de arquivamento por assunto; 3-Método geográfico; 4-Método cronológico; 5-Método numérico; Microfilmagem.

UNIDADE 5 - PORTUGUÊS PRÁTICO
O que é abreviar?; Tipos de abreviações; Recomendações para abreviação; Abreviação de estados, territórios e distrito federal; Abreviações de endereço; Abreviações de profissão; Abreviações de tratamento; Abreviações de meses
Outras abreviaturas; Emprego dos pronomes de tratamento e concordância; Divisão silábica.

UNIDADE 6 – CORRESPONDÊNCIAS
Quais os elementos básicos da comunicação?; Quais os obstáculos à comunicação?; Quais os cuidados que o emissor deve ter?; Quais as formas de comunicação?; Classificações da correspondência; Tipos de correspondências; Memorando Carta; Circular; Requerimento; Declaração; Ofício; Procuração; Atestado; Telex; Relatório; Aviso; Edital; Certidão; Instrução Telegrama; Ata.

UNIDADE 7 - SERVIÇO POSTAL
Os envelopes; Introdução às recomendações da ECT; Tipos de serviços postais; Registrada; Aviso de Recebimento (A.R.); Malotes diretos; Expressa; Entrega rápida; Seed; Serca; Franqueamento mecanizado; Telegrama.

UNIDADE 8 - MATEMÁTICA COMERCIAL
Percentagem; Regra de três; Regra de três direta; Regra de três indireta; Lucros ou prejuízos calculados sobre o preço de custo; Lucros ou prejuízos calculados sobre o preço de venda; Descontos ou abatimentos sucessivos; Juros simples; Fórmula Juros simples - tempo expresso em meses; Juros simples - tempo expresso em dias; Juros simples ordinário; Conversão de moedas.

UNIDADE 9 - CONTABILIDADE - PARTE 1
Quem utiliza as informações contábeis?; O que é o patrimônio?; O que são os bens da empresa?; O que são os direitos da empresa?; O que são as obrigações?; O que é o lucro?; O que é receita?; O que é custo?; O que é a escrituração?; O que são as demonstrações contábeis?; O que é o ativo?; O que é o passivo?; O que é uma conta?; Quais os elementos essenciais de uma conta?; Quais são os tipos de contas?; O que são contas analíticas e sintéticas?; O que são atos administrativos?; O que são fatos administrativos?; Para que serve o plano de contas?; Análise do patrimônio; Análise de situações; Livros de escrituração; Diário; Requisitos do livro diário; Termo de abertura e encerramento; Razão Livro razão - conta caixa; Porque necessitamos do razão?; O que é um balancete de verificação?; Livro caixa; Contas correntes; Balancete do "contas correntes"; Lançamentos contábeis; Regras gerais; Elementos essenciais dos lançamentos; Lançamentos contábeis; Método das partidas dobradas; Lançamentos contábeis; Fatos administrativos ou contábeis.

UNIDADE 10 - CONTABILIDADE - PARTE 2
Erros na escrituração; Retificação no livro diário; Retificação do livro razão, caixa ou contas-correntes.
UNIDADE 11 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Rotinas da seção de correspondência e arquivo; Rotinas da seção de recrutamento e seleção; Rotina da seção de correspondência e arquivo; Serviço de arquivo; Exemplo de entrada de correspondência; Rotina de recrutamento e seleção; Recrutamento; Seleção.

UNIDADE 12 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Seção de pessoal - rotina de admissão; Responsabilidades da seção de pessoal; Exame médico; Controle de estrangeiros; Carteira de trabalho e previdência social – CTPS; Registro no livro ou ficha de registro de empregados; Contrato de trabalho Contrato de trabalho por prazo determinado; Contrato de experiência; Contrato de trabalho por prazo indeterminado; FGTS - fundo de garantia de tempo de serviço; Contribuição sindical; Salário família; Termo de responsabilidade; Imposto de renda Cadastro geral de empregados e desempregados; Quadro de horário de trabalho; Cadastro no pis (programa de integração social); Outros documentos necessários para a admissão.

UNIDADE 13 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Cálculo da folha de pagamento; Apuração de atrasos e faltas; Cálculo de horas extras; Repouso semanal remunerado;
Cálculo de férias; Cálculo de salário; Cálculo de gratificações, comissões e adicionais; Cálculo do salário de contribuição
Cálculo da contribuição ao INSS; Cálculo do imposto de renda retido na fonte; Cálculo da dedução de adiantamentos e descontos legais; Contribuição sindical; Cálculo do liquido a pagar; Lançamento na ficha de controle individual; INSS - guia de recolhimento; Guias de recolhimento; Seguro; FGTS; Imposto de renda na fonte - guia de recolhimento; Contribuição sindical - guia de recolhimento; Outros descontos autorizados; Lançamento na ficha de controle.

UNIDADE 14 - DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS
Rotina de demissão; Exemplo de aviso prévio; Atrasos e faltas; Horas extras, comissões, etc; Férias; 13º salário
FGTS - fundo de garantia por tempo de serviço; Indenização; Quitação ou homologação; Baixa no livro ou ficha de registro do empregado; Baixa na carteira de trabalho e previdência social; IR - Declaração de rendimentos pagos ou creditados ao empregado; Autorização para movimentação da conta vinculada (FGTS); Outras atividades; Seguro desemprego; Exemplo de demissão; Termo de rescisão de contrato de trabalho.

UNIIDADE 15 - DEPARTAMENTOS DIVERSOS
Seção de Almoxarifado; Seção de expedição; Seção de compras; Seção de vendas; Seção de faturamento; Seção de crédito e cobrança; Seção de assuntos fiscais; Seção de caixa; Entrada de caixa; Saída de caixa; Depósito bancário; Seção de tesouraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário